
Em janeiro acontece a procissão que termina com as baianas de branco lavando os primeiros degraus da escadaria da Basílica de Nosso Senhor do Bonfim, marcada no calendário para a segunda quinta-feira após 6 de janeiro, Dia de Reis. Antes do Carnaval, o Festival de Verão toma o Parque de Exposições com bandas nacionais e internacionais.
A procissão para o Dia de Iemanjá, em 2 de fevereiro, no Rio Vermelho, parte da Igreja da Conceição e segue de barco para o Largo da Mariquita, recolhendo oferendas que serão levadas ao mar. A festa dura três dias.
O Carnaval soteropolitano tem a marca dos trios elétricos desde os anos 50 do século 20. São três circuitos com blocos distintos em cada um: o Barra-Ondina vai do Farol da Barra à praia de Ondina; o Campo Grande passa pela praça Castro Alves e o Batatinha se concentra no Pelourinho. A escolha do circuito preferido pode levar em conta a localização da hospedagem, além da companhia dos artistas prediletos (Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Timbalada, Asa de Águia, Chiclete com Banana) e da disponibilidade dos abadás, roupa que identifica os carnavalescos e os agrupa dentro de um cordão de isolamento. A festança se espalha também por palcos e camarotes especiais. Mais informações sobre circuitos e ingressos para a folia nos sites www.centraldocarnaval.com.br e www.axemix.com.br.
Apesar de menos famosas que o Carnaval, as festas de São João também animam Salvador. É um mês inteiro de folia, com shows na Concha Acústica, decoração especial no Pelourinho e missas na Igreja de Santo Antonio. Na estação de Trem da Calçada, um passeio ao som de forró contagia os passageiros. www.saojoaobahia.com.br