Os órgãos municipais e estudais que atuam diretamente no Carnaval do Salvador registraram dados positivos no primeiro dia de festa, ontem quinta-feira (19), tendo como base o mesmo período do ano passado. A informação foi dada nesta manhã de sexta-feira (20) na primeira reunião de avaliação diária do Carnaval, realizada no Quartel da Polícia Militar, nos Aflitos.
Segundo dados da PM, houve um decréscimo de 18% no índice de ocorrências. O comandante geral coronel Milton Regis Mascarenhas entende que o resultado é fruto do esforço mútuo entre os órgãos municipais e estaduais. “Esse resultado positivo é êxito de um trabalho coletivo entre os órgãos de fiscalização e de combate à violência”, pontua o comandante.
As equipes da Prefeitura Municipal estão atuando em regime de revezamento, para melhor atender à população e promover o ordenamento da festa.
Os 54 agentes de Defesa Civil (Codesal) que atuam nos circuitos da folia e nos bairros efetuaram apenas sete ocorrências consideradas leves e de fácil resolução. Entre elas foi notificado um trio com superlotação, Campo Grande, identificadas irregularidades na calçada da Avenida Sete e obstrução de uma rede de drenagem em Ondina. A Codesal encaminha as notificações para os órgãos competentes que imediatamente tomam a providência, seguindo o dinamismo da Operação Carnaval 2009.
Até o momento foram realizados 472 atendimentos, concentrados nos postos do circuito. Os casos registrados foram agressão física, intoxicação, tontura cefaléia (dor de cabeça) e ferimento acidental. Quando comparado com o quantitativo total de atendimentos do primeiro dia do ano passado (577) observa-se um decréscimo de 18,5%.
A Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) e a Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Prevenção à Violência (Sesp) não efetuaram notificações.
A Prefeitura colabora com a segurança pública a partir da distribuição dos 400 guardas municipais da Superintendência de Prevenção à Violência (Susprev), que estão colaborando com a Sesp, junto à fiscalização do comércio informal e com a Superintendência de Transporte e Trânsito do Salvador (Transalvador), promovendo o ordenamento do trânsito. |