quinta-feira

Novidades em câmeras digitais são apresentadas na Alemanha

Começa nesta terça a Photokina 2008, feira internacional de tecnologia da imagem em Colônia, na Alemanha. Novidades em câmeras, lentes, impressoras e serviços, amadores ou profissionais, serão apresentadas por mais de 1,5 mil expositores de todo o mundo até o dia 28 de setembro.

Serão apresentadas funções de câmeras digitais como reconhecimento inteligente de fotos, recursos de GPS e altas resoluções, entre outras.

São esperados cerca de 160 mil visitantes de diversos países.

sexta-feira

Primeiro dia de folia registra dados positivos
Segundo avaliação da polícia, comparado com o Carnaval de 2008, houve redução de 18% do número de ocorrências

Os órgãos municipais e estudais que atuam diretamente no Carnaval do Salvador registraram dados positivos no primeiro dia de festa, ontem quinta-feira (19), tendo como base o mesmo período do ano passado. A informação foi dada nesta manhã de sexta-feira (20) na primeira reunião de avaliação diária do Carnaval, realizada no Quartel da Polícia Militar, nos Aflitos.

Segundo dados da PM, houve um decréscimo de 18% no índice de ocorrências. O comandante geral coronel Milton Regis Mascarenhas entende que o resultado é fruto do esforço mútuo entre os órgãos municipais e estaduais. “Esse resultado positivo é êxito de um trabalho coletivo entre os órgãos de fiscalização e de combate à violência”, pontua o comandante.

As equipes da Prefeitura Municipal estão atuando em regime de revezamento, para melhor atender à população e promover o ordenamento da festa.

Os 54 agentes de Defesa Civil (Codesal) que atuam nos circuitos da folia e nos bairros efetuaram apenas sete ocorrências consideradas leves e de fácil resolução. Entre elas foi notificado um trio com superlotação, Campo Grande, identificadas irregularidades na calçada da Avenida Sete e obstrução de uma rede de drenagem em Ondina. A Codesal encaminha as notificações para os órgãos competentes que imediatamente tomam a providência, seguindo o dinamismo da Operação Carnaval 2009.

Até o momento foram realizados 472 atendimentos, concentrados nos postos do circuito. Os casos registrados foram agressão física, intoxicação, tontura cefaléia (dor de cabeça) e ferimento acidental. Quando comparado com o quantitativo total de atendimentos do primeiro dia do ano passado (577) observa-se um decréscimo de 18,5%.

A Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) e a Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Prevenção à Violência (Sesp) não efetuaram notificações.

A Prefeitura colabora com a segurança pública a partir da distribuição dos 400 guardas municipais da Superintendência de Prevenção à Violência (Susprev), que estão colaborando com a Sesp, junto à fiscalização do comércio informal e com a Superintendência de Transporte e Trânsito do Salvador (Transalvador), promovendo o ordenamento do trânsito.

Fonte SECOM

quinta-feira

Eta nois ja é amanha


Todos os anos, na época de Carnaval, a cidade do Rio de Janeiro respira durante cinco dias um invejável ar de alegria. Os cariocas esquecem problemas e obrigações e rendem-se ao gigantesco espetáculo de dança e magia. O auge da festa é o desfile do grupo especial na Marquês de Sapucaí, onde diversas escolas de Samba disputam entre si o título de Campeã do Carnaval. Samba, cores vivas, fantasias esplendidas e mulheres bonitas são os principais ingredientes desta disputa grandiosa.

A data do Carnaval varia de ano para ano em função da páscoa. Geralmente a festança ocorre entre o final do mês de fevereiro e os primeiros dias de março. O início oficial do Carnaval sempre é em um Sábado e o termino ao meio-dia da quarta-feira seguinte, chamada de "Quarta-feira de Cinzas". Entretanto muitas pessoa já começam os festejos na sexta-feira. Diz-se muito no Brasil que o ano oficialmente só começa após o Carnaval.

Durante a maior parte da década de noventa, o carnaval ficou reduzido aos desfiles das escolas de samba e aos grandes bailes em clubes fechados. O conhecido e tradicional "carnaval de rua", em que as pessoas brincam espontaneamente sem pagar entrada, fora abandonado. Nos últimos anos, entretanto, essa forma de festejar está sendo recuperada.

O Carnaval tem diversas origens possíveis, que nos levam a milhares de anos antes de Cristo. A palavra carnaval pode ter a sua origem na expressão latina "carrum novalis", utilizada pelos romanos para abrirem seus festejos. Ou talvez na palavra "carnelevale", que significa "adeus à carne", em dialeto milanês, uma referência ao início da Quaresma cristã.

terça-feira

Falta dois dias la vai a dica



Dicas de saúde e segurança para o Carnaval

Saúde
Vá de tênis confortável, jamais de sandália;
Passe bastante protetor solar antes de sair;
Alimente-se bem, mas com comidas leves;
Beba bastante líquido, preferencialmente água mineral;

Segurança
Leve apenas dinheiro trocado e suficiente para suas despesas no dia;
Leve também um documento de identidade, preferencialmente cópia autenticada;
É importante ter anotado o endereço de onde está hospedado e um número de telefone para contato;
Deixe jóias e objetos de valor no lugar em que estiver hospedado ou em sua casa;
Procure andar sempre em grupo;
Evite sair do bloco durante o percurso;
Evite atravessar a rua no momento do desfile do trio elétrico;
Não leve máquina fotográfica muito cara, pois chama muito a atenção, dê preferência à descartável;
Evite usar pochete;
Evite levar celular, recomendamos comprar cartão telefônico e utilizar os telefones públicos;
Combine previamente com seu grupo os locais de encontro;
Alerta sobre excessos da Secretaria da Saúde (SESAB)

Bebida
Um deles está relacionado a ingestão de álcool e outras drogas, inclusive os chamados 'energéticos', que são misturas de cafeína, taurina e vitaminas, substâncias que aumentam a disposição e diminuem o sono. A associação desses energéticos com o álcool diminui a concentração e a atenção. O álcool, por si só, pode provocar hipoglicemia (redução da taxa de açúcar no sangue), causando tontura, mal-estar, queda de pressão arterial, desmaios e até lesões cerebrais.

Alimentação
Outro problema que ocorre freqüentemente no Carnaval está ligado à alimentação inadequada, que pode causa doenças como diarréia. Para evitá-las, é preciso cuidado especial na manipulação e conservação dos alimentos. O folião deve beber bastante água, lavar bem as mãos, frutas e verduras, só ingerir alimentos bem cozidos, principalmente no caso de frutos do mar, e evitar alimentos com molhos à base de maionese, mostarda ou ketchup, com aparência estranha, destampados, com mau cheiro ou mal conservado. Devem ainda preferir beber refrigerantes ou cervejas em copos e também observar a data de validade dos alimentos antes do consumo. Caso apresentem diarréia, os foliões devem aumentar a ingestão de líquidos e usar reidratante oral ou soro caseiro.

Conjuntivite
As conjuntivites também são comuns no Carnaval, resultantes principalmente do pouco cuidado com a higiene das mãos e olhos. Conjuntivite é a inflamação da membrana (conjuntiva) que cobre o olho e a superfície interna das pálpebras. A inflamação pode ser causada por mãos sujas, cosméticos, toalhas e até o uso prolongado de lentes de contato. Para previnir, não usar maquiagem de outras pessoas e nem emprestar a sua; evitar o compartilhamento de toalhas; lavar bem as mãos e não colocar nos olhos e não usar colírios e nem pomadas sem prescrição médica.

segunda-feira

ta chegando a hora



«Olinda.
«Carnaval de Recife.

Juntamente com os carnavais do Rio de Janeiro e de Salvador, o carnaval de Olinda carnaval Olindaé um dos mais famosos do Brasil.

Entretanto, pode-se afirmar que o carnaval de Olinda é o mais popular do Brasil, no sentido de que os festejos são protagonizados pelo POVO. Não há sambódromos em Olinda: todas as ruas são tomadas pelo povo. Não há trios elétricos em Olinda: a animação e o ritmo são mantidos pelos populares, que formam grupos de todos os matizes, com variados instrumentos e tocando as músicas que desejarem. Não há programação no carnaval de Olinda: há apenas um dia para começar e outro para terminar; há blocos que ficam até tarde da noite, outros que saem no começo da manhã.

Segundo o jornalista e carnavalesco José Ataíde (fonte: site da Prefeitura de Olinda), foi em 1977 que o Carnaval de Olinda assumiu crianças dançam frevo o caráter eminentemente popular que o caracteriza hoje. Nesse ano, foram abolidos da folia olindense a comissão julgadora, a passarela e o palanque das autoridades, elementos considerados cerceadores da plena participação popular, o que lhe garantiu através do tempo o título de "Carnaval Participação".

O carnaval é aberto a todos; não existe cobrança de ingressos ou necessidade de abadás. Desde cedo, crianças são trazidas pelos pais para participar da festa; de outro lado, pessoas da terceira idade retornam à juventude e também caem na folia.

fantasias carnaval Como não há censura de nenhum tipo, as sátiras políticas são absolutamente normais no carnaval de Olinda. As sátiras se concretizam tanto na forma de marchas, como na forma de bonecos e fantasias. Os tradicionais bonecos gigantes que capitaneiam vários blocos são, por si só, obras artísticas admiráveis. O carnaval de Olinda ostenta dezenas de bonecos gigantes, sendo o mais conhecido deles o Homem da Meia-Noite, que está nas ruas desde 1932 e é responsável por dar início, oficialmente, a zero hora do sábado de Zé Pereira, ao carnaval olindense; acompanhando os bonecos, escuta-se uma variedade de ritmos, com desfiles de afoxés, escolas de samba, caboclinhos e maracatus.

Todos os anos, clones de Presidentes, políticos e outras personalidades do momento comparecem ao carnaval fantasias carnaval de Olinda (Osama bin Laden e Lula foram populares em anos recentes). Não é incomum que autoridades compareçam em pessoa às festividades; ao contrário de outros locais, em Olinda os famosos participam da festa anonimamente, junto com o povo.

Visite os sites oficiais:
»Carnaval em Olinda - 2004.
»Carnaval em Olinda - 2005.
Atenção: os sites acima contêm som.

Crédito das fotos: Prefeitura Municipal de Olinda.

sexta-feira

Hoje a sexta é nossa
kkkkkkk




Este dia está associado a evolução de todo ser humano individualmente, mas, para a sociedade, pode representar agitação excessiva. Dia escolhido segundo a cultura popular, a Sexta-feira 13 é conhecida como " o dia do azar" ou de "usar amuleto no bolso". O treze corresponde a letra hebraica Mem, que representa o renascimento e a liberdade. Esta superstição também está associada ao fatídico dia em que o rei da França, Filipe o Belo, ordenou prender e matar todos os Templários (homens que se dedicavam a proteger os peregrinos que se dirigiam à Terra Santa) sob a acusação de feitiçaria.

» O significado do número 13

A superstição que envolve a Sexta-feira 13 surgiu com os romanos. Não tinha nada de azarento, mas, com o tempo, alguns fatos ocorridos nesta data, ano após ano, marcaram este dia, transformando a Sexta-feira 13 em um momento onde as pessoas deveriam tomar mais cuidado.

Uma crença européia revela que nas "Sextas-feiras 13 as bruxas estão soltas". Segundo o folclorista Luís Câmara Cascudo, no Dicionário do Folclore Brasileiro, "o dia 13 é um número fatídico, pressagiador de infelicidades. A superstição de evitar 13 convidados à mesa é tradicional como uma reminiscência da Santa Ceia, quando Jesus Cristo ceou com os seus 12 apóstolos, anunciando-lhe a traição de um deles e seu próprio martírio".

A palavra superstição primitivamente significava "vidente ou profeta". As superstições surgem como explicação para os fatos que desconhecemos. Quem comemora o aniversário em uma Sexta-feira 13 não deve ficar preocupado, pois o número 13 também simboliza o número dos anjos e da sorte.

Acredite, a superstição e o azar estão ligados apenas à acomodação e a falta de fé, uma maneira de encontrarmos culpados para os nossos insucessos ou fracassos, muitas vezes resultantes da nossa própria falta de esforço e dedicação. Quando as coisas não acontecem, culpamos o azar. Quando tudo dá certo, aí sim somos "sortudos".

Infelizmente, o ser humano socializa apenas os seus fracassos. Devemos lembrar que a superstição está ligada à falta de conhecimento, mas quando nos tornamos mais conscientes, nossa forma-pensamento se fortalece

quarta-feira

A temporada oficial das festas do verão abre ainda em dezembro. O Brasil inteiro preocupado com presentinhos de Natal e os baianos já com Momo engatilhado. A missa festiva que inaugura tudo é na igreja Nossa Senhora da Conceição da Praia, no dia 8.

Em janeiro acontece a procissão que termina com as baianas de branco lavando os primeiros degraus da escadaria da Basílica de Nosso Senhor do Bonfim, marcada no calendário para a segunda quinta-feira após 6 de janeiro, Dia de Reis. Antes do Carnaval, o Festival de Verão toma o Parque de Exposições com bandas nacionais e internacionais.

A procissão para o Dia de Iemanjá, em 2 de fevereiro, no Rio Vermelho, parte da Igreja da Conceição e segue de barco para o Largo da Mariquita, recolhendo oferendas que serão levadas ao mar. A festa dura três dias.

O Carnaval soteropolitano tem a marca dos trios elétricos desde os anos 50 do século 20. São três circuitos com blocos distintos em cada um: o Barra-Ondina vai do Farol da Barra à praia de Ondina; o Campo Grande passa pela praça Castro Alves e o Batatinha se concentra no Pelourinho. A escolha do circuito preferido pode levar em conta a localização da hospedagem, além da companhia dos artistas prediletos (Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Timbalada, Asa de Águia, Chiclete com Banana) e da disponibilidade dos abadás, roupa que identifica os carnavalescos e os agrupa dentro de um cordão de isolamento. A festança se espalha também por palcos e camarotes especiais. Mais informações sobre circuitos e ingressos para a folia nos sites
www.centraldocarnaval.com.br e www.axemix.com.br.

Apesar de menos famosas que o Carnaval, as festas de São João também animam Salvador. É um mês inteiro de folia, com shows na Concha Acústica, decoração especial no Pelourinho e missas na Igreja de Santo Antonio. Na estação de Trem da Calçada, um passeio ao som de forró contagia os passageiros. www.saojoaobahia.com.br

terça-feira


ver se tem cabimento existir guerra num mundo de belezas inigulavel, ver uma imagem dessa faz com q a vida se enxa de alegria pois a beleza e tanta q vontade de sair correndo p ver de perto.

Parque da cidade lugar de lazer onde todos pode desfrutar de paz e divessao vale apena conferir.

sábado