quarta-feira

Chaves tecnológicas fazem muito mais que abrir o carro Voltar

São Paulo, 03 de março de 2009 - A tecnologia está cada vez mais imersa no dia-a-dia de todos – especialmente dos mais abastados. E já chegou até às chaves dos carros, que, em modelos mais luxuosos, contam com chips embarcados, interação com softwares, entre outras inovações tecnológicas.
Os proprietários de veículos da alemã BMW, por exemplo, podem encomendar em suas concessionárias chaves especiais que permitem o controle a distância de diversas funções do carro. As facilidades vão de acionar o ar-condicionado e mudar a posição de bancos e espelhos retrovisores a mudar a estação do rádio ou acionar o motor.

Nem quando se pagam algumas centenas de milhares de reais pelo carro esse tipo de facilidade sai de graça. No caso do BMW Série 1, uma chave como essas pode ser encomendada por cerca de R$ 800 e leva de 20 a 30 dias para ser entregue, já que o chip é programado na Alemanha.
Para os motoristas dos luxuosos Volvo, as chaves têm funções ainda mais inusitadas. Com o sistema PCC (Personal Car Communicator), é possível saber, pela chave, se existe alguém dentro do carro. Isso graças a sensores de batimentos cardíacos que monitoram os “ruídos” no interior do veiculo. Nesse caso, o preço é ainda mais salgado: R$ 1,5 mil pela facilidade.